Onde achar um bom emprego? Dicas de como encontrar o local ideal para se trabalhar

429
0
COMPARTILHAR
Onde achar um bom emprego
Onde achar um bom emprego

Onde achar um bom emprego?

Na hora de procurar um emprego muitos pensam que devemos aceitar qualquer coisa que aparecer, porque a necessidade de trabalhar deve sempre pesar mais na hora de decidir se vale a pena desempenhar tal função em tal empresa do que a satisfação, a felicidade profissional e até mesmo as boas condições de trabalho.




Correto? Não.

É claro que entendemos que os tempos são difíceis, e que em épocas como essa não se pode ser muito criterioso para procurar ou aceitar determinada vaga de emprego. Afinal, as contas vencem todos os meses e não levam em consideração se você está satisfeito ou não com o seu emprego.

Mas ainda assim é possível conseguir encontrar um bom local para se trabalhar e nós vamos te dar algumas dicas de como conseguir isso.

Pesquisar é importante

Antes de se candidatar para uma determinada vaga, distribuir currículo ou passar por processos seletivos é preciso pesquisar para quem estamos querendo trabalhar.

Sim, isso mesmo. Tão importante quanto o teu comportamento em relação à empresa é o comportamento que a empresa tem em relação aos seus funcionários.

Por isso é sempre importante buscar companhias que prezem pela relação entre patrão e funcionário. E, mais importante, que deixem essa caraterística em evidencia.

Para pesquisar onde achar um bom emprego hoje em dia basta utilizar o google. As palavras chaves podem ser diversas. Você pode buscar pelo nome de tal empresa. Clicar em noticias por exemplo, ai serão listadas tudo o que envolve a empresa e foi noticiado nos últimos tempos.

Se ela estiver envolvida em algum grande processo trabalhista por exemplo. Há uma grande chance de você se informar a respeito pesquisando.

Converse com outros funcionários da empresa

Mais importante do que realizar um busca na internet, e talvez até mais eficiente,  conversar com outros funcionários da empresa desejada também pode ser de grande ajuda.

Nada mais certo do que buscar tirar suas duvidas do que conversar cm alguém que já conheça como é o ambiente de trabalho de determinadas empresas.

As informações aqui podem ser falsas, como em qualquer outra fonte. Mas ainda assim existem grande probabilidade de você conseguir algumas dicas valiosas. Do tipo, se tal lugar é bom para se trabalhar ou não.

O critério aqui fica por conta do interessado na empresa. Afinal, é você mesmo quem vai avaliar se tais informações são verdadeiras ou não. Por isso também é necessário tomar cuidado pois nem todo funcionário pode estar feliz com as suas condições de trabalho. Isso pode ocorrer por certas particularidades e isso pode influenciar em seu julgamento na hora de responder perguntas relacionadas ao seu emprego.

Converse com o seu entrevistador/selecionador

Por que não? Afinal, não devemos ficar somente respondendo perguntas durantes as entrevistas de emprego.

Perguntas como “como é o ambiente de trabalho? Quais são as regras durante o expediente?”. Ou qualquer outra que seja relacionada à forma como a empresa se relaciona com o funcionário e o seu bem-estar (emocional e profissional) devem ser feitas.

Isso não somente mostra como você se preocupa com o seu próprio bem-estar. Também demonstra o seu interesse na empresa para a qual você está se candidatando.

Além de, também, ser uma ótima fonte de informação. Não existe melhor maneira de buscar saber como um empresa age e se ela é um bom local para se trabalhar do que perguntando para alguém que esteja realizando o processo de seleção e buscando por bons funcionários.

Procure empresas que partilhem dos mesmos valores que você

Tudo bem. Essa parece ser a dica mais difícil de ser seguida. Porém ainda assim é eficiente na hora de achar um bom emprego.

Tenha em mente que as grandes e pequenas organizações são também, na verdade, a projeção de um ideal, um sonho ou de ideias de uma pessoa ou de um grupo.

E é exatamente por esse motivo que elas – as empresas – também partilham de valores.

Muitos desses valores você pode encontrar procurando pela definição de “Missão, Valores e Visão” das empresas.

Mas existem critérios mais óbvios como: se você é vegetariano, por exemplo. Evitaria trabalhar em empresas que testem seus produtos em animais ou que realizem qualquer tipo de atividade que envolvam e sejam  nocivas para os bichinhos, certo?

E assim por diante.

O texto de hoje segue se baseia em critérios pessoais para a definição do que pode, ou não, ser um bom emprego.  É isso que queremos deixar claro para você, leitor. Você que está em dúvidas de como deve fazer para encontrar uma vaga que se caracterize com o que você julga ser bom ou não.

Então, a principal dica, é realmente pesquisar, se informar e se arriscar. Afinal só saberemos se um lugar é realmente bom para nós se o conhecermos.

Comentários

comentários