Como traduzir temas e plugins do wordpress

565
0
COMPARTILHAR
como traduzir temas e plugins do wordpress
como traduzir temas e plugins do wordpress




A tradução de temas e plugins do wordpress é tarefa relativamente simples. Mas, apesar de simples, pode ser muito trabalhoso. Prensando nisso nós vamos te ensinar como traduzir temas e plugins do wordpress.

Estamos falando aqui de temas e plugins modernos, que possuem arquivo de tradução com extensão .po. São arquivos pequenos, mas dependendo da quantidade de strings (palavras traduzíveis), podem dar um trabalhão para traduzir.

Esses arquivos geralmente ficam dentro de uma pasta “lang” ou “language” que por sua vez ficam dentro das pastas de seu tema ou plugin. O caminho geralmente são esses: seusite.com/wp-content/themes/seutema/languages para temas e seusite.com/wp-content/plugins/seuplugin/languages para plugins.

Lá dentro você encontrará dói arquivos de tradução. Se seu site estiver em inglês então eles serão en_US.po e em_US.mo. No momento, só que interessará a você é o arquivo .po. é ele que possui as strings traduzíveis.

Como traduzir temas e plugins do wordpress na prática

 

Para realizar a tarefa o melhor programa que existe hoje em dia é o PoEdit. Ele é gratuito e tem muitas funcionalidades. O que se tem a fazer inicialmente é definir a linguagem que você irá trabalhar, no nosso caso Português do Brasil e salvar em uma pasta determinada.

poedit

poedit-definir-lingua

Agora é só começar a traduzir, inserindo as tradução no segundo campo editável do programa, conforme figura abaixo:

poedit-traduzir

Após terminar e salvar a tradução, além do arquivo .po, o programa criará um segundo arquivo .mo. Renomeie os dois para pt_BR.po e PT_BR.mo. Esses nomes podem variar de acordo com as características do seu tema ou plguin. Pode ser que seu arquivo de tradução do tema exija a nomenclatura tema-pt_BR.po, por exemplo. Repare as outras traduções e renomeie os arquivos com as mesmas regras. Isso é importante para que o WordPress leia sua tradução.

Tenha certeza ainda que a língua portuguesa do Brasil esteja configurado como padrão do seu site. Se não estiver o WordPress não conseguirá ler seu arquivo de tradução.

Em nosso site de downloads grátis você encontrará muitos downloads de traduções interessantes. Confira.

Envie seu arquivo para nós

Se você quer que traduzamos seu tema ou plugin é só enviá-los para nós neste formulário.

Enviaremos o resultado da tradução por e-mail o mais breve possível.

Comentários

comentários