Saiba como se portar em uma entrevista de emprego 8 dicas de como se comportar em uma entrevista

563
0
COMPARTILHAR
entrevista de emprego
entrevista de emprego

Você distribuiu dezenas de currículos e aguardou esperançosamente por um retorno – uma ligação, um e-mail ou algo do tipo – e ele aconteceu. Entrevista de emprego agendada! Agora é só engolir o nervosismo, responder algumas perguntinhas, fazer pose de sério, contar aquela mentirinha, se necessário, e pronto! A vaga é sua!




Mas será que é só isso mesmo? Existe algum truque, ou alguma receita, que nos ajude a passar pela entrevista de emprego?

O que fazer e não fazer, o que se deve falar, ou até mesmo o que vestir são dúvidas frequentes para muitos que estão participando de processos seletivos por aí.

Nós então separamos algumas dicas aqui que podem te ajudar a se preparar melhor para uma entrevista de emprego e quem sabe garantir aquela vaga que tanto quer e precisa.

1 – Mantenha sempre a calma

Tudo bem, sabemos que em situações como a de uma entrevista de emprego é praticamente impossível conseguir manter a calma. O nervosismo geralmente domina o candidato e ele acaba mergulhando em um mar de incertezas e ansiedade que podem ser extremamente prejudiciais para a ocasião.

Primeiro de tudo, para conseguir manter-se calmo nessas situação, é preciso ter em mente que se você foi convovado  para aquela seleção, é porque provavelmente, o teu currículo já passou por uma seleção anterior e despertou o interesse dos selecionadores ou do superior responsável pelas entrevistas. Ou seja, você merece estar ali.

Ter isso em mente não vai te livrar totalmente do nervosismo, mas já é um bom primeiro passo para que você consiga se manter calmo.

2 – Treine sua memória para a entrevista de emprego

Em casos de entrevistas por competência, o entrevistador pode fazer perguntas que remetam a casos em que você teve que trabalhar sob pressão. Momentos de crise e etc. Se isso acontecer, vale treinar sua memória para lembrar de situações em empregos anteriores no qual você mostrou um bom desempenho apesar das dificuldades.

Ocasiões em que você soube mostrar trabalho em equipe, liderança e um bom funcionário são sempre bem vindas, caso essas perguntas apareçam.

3 – Se não tiver experiência…

Aqueles que estão em busca do primeiro emprego, podem buscar experiencia sem seu convívio em casa, na faculdade. O importante aqui é explorar experiencias pelas quais você já passou que possam ter trazido algum beneficio, como crescimento pessoal, acadêmico, projetos finalizados com sucesso entre outras coisas.

4 – Mentir jamais!

Nem pequenas mentiras, aumentando um fato aqui ou outro ali, e nem grandes mentiras. Não diga que fez determinado curso, trabalhou em tal lugar, ou fala tal idioma, se não fez. Os recrutadores, responsáveis pelos processos seletivo, geralmente são treinados para identificar qualquer informação que não seja verídica. O resultado disso é bem previsível: você não passa na entrevista. E ainda pode acabar prejudicando sua imagem em processos seletivos futuros.

5 – Cuidado com a aparência.

Estar limpo e bem vestido é essencial para qualquer candidato. Não falamos de roupas de grifes famosas, mas sim roupas limpas e passadas. A roupa utilizada tem que condizer com o ambiente de trabalho. Mas na duvide opte por cores mais neutras e formas mais simples. Camisas e calças jeans, geralmente, dão conta da situação.

6 – Seja positivo

Ao relatar qualquer fato, sobre experiencias profissionais anteriores ou outras situações, procure termina-los sempre de maneira positiva. Por exemplo, termine uma história dizendo que o projeto foi finalizado com sucesso, que tal situação foi controlada com danos mínimos ou que você foi promovido.

A dica aqui é sempre deixar um gancho positivo para que o recrutador conduza a entrevista.

7 – Conheça a empresa para qual pretende trabalhar.

Isso te fará se sentir mais confiante sobre como se portar em tal lugar. Além disso, mostrará que você fez a lição de casa e possui um interesse maior em ocupar tal vaga.

Além do mais os recrutadores podem fazer perguntas do tipo “porque você quer trabalhar aqui”? Nessas horas, ter um conhecimento maior sobre a companhia em questão pode ser crucial.

8 – Não se boicote

Entrar em uma entrevista com uma atitude pessimista, já pensando que não foi aprovado antes mesmo de dizer a primeira palavra, pode condenar todo o resto do seu processo de seleção – ainda que o seu currículo seja excelente.

É importante ter sempre em mente que entrevistas e processos seletivos também são meios de aprendizados. Então, ainda que você não consiga a vaga no fim, há sempre algo de positivo para se levar daquela experiência que pode te ajudar em situações futuras.

Então se prepare. Estude o seu currículo, durma e se alimente bem, procure chegar no horário. Se manter o mais calmo possível é primordial nessa hora.

Inscreva-se no site!
Inscreva-se e receba dicas semanais incríveis. Dicas de trabalho que você não deve perder!

E o mais importante de tudo, lembre-se de que não há uma maneira 100% correta de como se portar em um entrevista. O importante no final é agir como você mesmo. Procurar mostrar que você é um profissional preparado e qualificado para atuar no mercado de trabalho.

Comentários

comentários