Como planejar uma alimentação saudável

878
0
COMPARTILHAR
alimentação saudável
alimentação saudável

Muito se ouve a respeito desse assunto. Dizem que alimentação saudável é aquela cheia de vegetais e legumes. Há também quem diga que é aquela com comidas naturais, sem influência industrial. Outros ainda dizem que é o cardápio que não tem gordura e açúcar, somente. Muito se ouve falar sobre o que pode ser uma alimentação saudável. Mas o que é uma alimentação saudável, de fato?




O que é se alimentar de maneira saudável?

Sem nenhuma enrolação, queremos responder essa pergunta sem criar novos clichês. É bem verdade que esse tema movimenta muita roda de conversa na academia, na caminhada com os amigos, no consultório do nutricionista. Toda indefinição gera ansiedade, preocupação. Então, para responder a essa pergunta com brilho, te convidamos a ler essas perguntas básicas, que vão te guiar nas respostas:

Do que o corpo humano precisa para funcionar direito, todos os dias?

O nosso corpo precisa do quê, pra respirar, andar, pensar, se mexer? Energia, certo? E além disso, precisa dos tecidos e órgãos em funcionamento sadio. Ou seja, uma alimentação saudável é aquela que contempla todos os nutrientes necessários durante um dia inteiro. Precisamos desses nutrientes, e na quantidade necessária – sem faltas, e também, sem excessos. Isso nos leva ao próximo parágrafo, e a segunda pergunta feita acima.

Uma alimentação saudável respeita os limites do corpo humano. Mesmo comendo alimentos saudáveis, o excesso de alguma substância pode prejudicar o funcionamento do corpo. Por exemplo, o limite de colesterol diário é de 300 miligramas, segundo a American Heart Association. Um ovo cozido possui quase todo esse colesterol: cerca de 213 miligramas. Por isso, é bom sempre estar atento a quantidade do que se come, para fazer um balanceamento correto. O que isso nos permite concluir? Uma alimentação saudável varia o máximo possível, os tipos de alimentos servidos no prato, numa refeição. Isso diversifica o paladar, potencializa a riqueza de nutrientes a ser ingeridos, além de controlar as quantidades e limites de substâncias ingeridas.

Inscreva-se no site!
Inscreva-se e receba dicas semanais incríveis de saúde e emagrecimento. Dicas de trabalho que você não deve perder!

Existem limites pessoais?

Pessoas musculosas tem uma necessidade energética maior; já uma pessoa franzina, terá um consumo menor de calorias por dia. O balanceamento da quantidade é essencial para que você monitore seu corpo, seu peso, e evite engordar.

Quais são os limites e restrições na alimentação?

As vezes, uma dieta de emagrecimento falha, por privar o corpo do atendimento de diversas necessidades básicas. Vale lembrar que dieta tem mais a ver com corte de excessos e controle, do que com privação. O corpo privado do que precisa não funciona adequadamente, e possui um nível de resposta física abaixo do satisfatório. Então, como dá pra perceber, alimentar-se de maneira saudável tem mais a ver com administrar o que se come, conhecendo o que o corpo precisa, e do quanto precisa.

Para encerrar, a dica mais clichê, e mais óbvia de todas: inclua vegetais e fibras na alimentação. Não apenas pelo incrível poder nutritivo, mas também porque esses alimentos produzem uma melhor digestão, pelo volume e atividade que proporcionam no sistema digestório. Quanto mais ativo, melhor a absorção de nutrientes. Se liga, e se cuida.

Como planejar uma alimentação saudável?

Temos certeza que já deu pra entender tudinho. Não há um cardápio de alimentação saudável, existem vários, em diversas culturas e costumes culinários. Se você for uma pessoa paciente, poderá, a partir dessas informações já discutidas, criar o seu próprio cardápio saudável. E vamos finalizar esse artigo com dicas importantes, para que você planeje sua alimentação ao mais saudável possível:

  • Prefira alimentos frescos: se puder, consuma vegetais comprados na mesma semana. Se você mora perto de uma quitanda, é sadio fazer essas compras divididas em 2 ou 3 vezes por semana. Pra quem não é acostumado com vegetais, essa dica pode te fazer gostar.
  • Beba água. Como falamos em outro artigo, ela é vital para a realização de todos os processos vitais do corpo humano. Do que adianta alimentar bem, um corpo desidratado?
  • Conheça os limites do que se pode consumir. Vamos te dar uma listinha básica, com base em dados da OMS e da Unesp:

Açucar  ……………………..25 gramas por dia

Sal……………………………….5 gramas por dia

Potássio ………………………3,51 gramas por dia

Gorduras totais ………….44 a 78 gramas por dia (sendo no máximo, 22 gramas de gorduras saturadas. Esse limite cai para 7 gramas, para hipertensos e pessoas com alto índices de colesterol).

Inscreva-se no site!
Inscreva-se e receba dicas semanais incríveis de saúde e emagrecimento. Dicas de trabalho que você não deve perder!

Comentários

comentários