Como montar um bom currículo?

997
0
COMPARTILHAR
um bom currículo
um bom currículo

Na hora de procurar por uma vaga de emprego, montar um bom currículo, que apresente todas as tuas qualificações e informações e te mostre como um candidato perfeito para tal vaga é essencial. Saiba aqui como montar um bom currículo.




Mas é ai que começam as dúvidas? Como montar um bom currículo? Existe um modelo correto? Como disponho as informações? Com foto, ou sem foto? Calma, nós separemos algumas dicas que podem te ajudar a elaborar um bom currículo e ser melhor sucedido na sua busca por um emprego.

·        Quais informações coloco em meu currículo?

Antes de elaborar o seu currículo é bom ter em mente que ele precisa ser sucinto e objetivo e ainda assim mostrar uma visão geral de todas as suas competências, que te provam estar apto para se candidatar e ocupar uma determinada vaga.

Mas como organizar essas informações sem que elas fiquem bagunçadas e desconexas?

Uma boa dica é seguir a seguinte ordem na hora de montar um bom currículo:

Dados Pessoas:

Em dados pessoas você colocará todas as informações pertinentes à você: nome, idade, estado civil (alguns julgam não ser importante, porém existem empresas que podem dar preferencias para pessoas solteiras, sem filhos e até casados, caso o cargo requeira mais responsabilidade e seriedade).

É nessa parte também que você deve informar todos os meios para contatar você: telefones (próprios e para recados), celulares e e-mail.

Lembre-se que informar perfis em redes sociais não é necessário.

Objetivo:

Muitos tem receio de preencher o “Objetivo” em seu currículo. Mas esse é um dos itens mais importantes a serem definidos, pois é através dele que você será direcionado para a vaga aberta.

Então vale lembrar que se a vaga é para assistente contábil, por exemplo, não é bom simplificar o objetivo como “Administração”.  São áreas semelhantes? Sim. Porém exigem formação e desempenham funções tecnicamente diferentes.

Por isso fique sempre atento na hora de definir um objetivo em seu currículo, para não se desqualificado para a vaga logo de cara.

Habilidades/Competência:

Aqui você deve listar as informações importantes para o cargo, ou seja, todas as habilidade e experiências  e cursos que te qualifiquem para ocupar tal vaga.

É a hora de vender o seu peixe, mas sem exagero e sem o excesso de informações desnecessárias. Lembre-se que o currículo deve ser objetivo. Então, tudo o que não puder ser dito aqui. Mas ainda assim o que for relevante pode ser utilizado durante a tua entrevista.

Formação:

Cursos técnicos, superiores, profissionalizantes… Todos os tipos de formações são importantes na hora de montar o seu currículo. Elas enriquecem e muito a tua qualificação como profissional.

Mas tome cuidado na hora de listar os cursos. Não adianta muito citar aquele curso de culinária que você pode ter feito durante as férias do meio de ano se a vaga para qual você está se candidatando é para técnico em expedição. Não faria sentido, faria?

Ah, e é essencial citar somente os cursos com certificação. Outros cursos, que podem ser importante também devem ser citados, caso necessário, mas priorize os que emitiram certificados de conclusão.

Cursos, Idiomas:

Ainda na parte de cursos e qualificações, informática e idiomas, por exemplo, são mais do que essenciais na hora de montar o seu currículo e constam em muitos currículos por ai. Então vale citar a sua formação em inglês básico e intermediário sim (assim como espanhol, alemão, mandarim ou qualquer outro idioma que você tenha estudado).

Só não vale mentir em seu currículo e gaguejar na hora em que o entrevistador te perguntar “Howgoodisyourenglish?”.

Experiência Profissional:

Aqui você deve citar todos os seus antigos cargos em outras empresas. O nome da empresa o cargo ocupado e a datas em que você ocupou tais funções.

Se quiser especificar as atividades desenvolvidas nessas funções você pode, de maneira objetiva, sem muitas enrolações.

Caso seja o teu primeiro emprego vale citar as experiências na faculdade, estágios e outras atividades extracurriculares importantes.

Foto ou não?

Somente se necessário e exigido pela vaga. Ainda assim a foto deve ser restritamente profissional  (no estilo 3×4) e em alta resolução, para que os selecionadores consigam visualizar bem o rosto do candidato.

Informações pessoais (qualidades pessoais)?

Não é necessário informar que você é comunicativo e trabalha bem em equipe. Essas informações serão avaliadas pelos entrevistadores e devem ser ditas durante os processo seletivo.

Existe um tamanho correto para o currículo?

Não existe nenhum número de páginas pré-definidos para um currículo, mas o ideal é que ele seja composto por no máximo 2 folhas. Então, muito cuidado caso você seja uma pessoa com uma longa lista de qualificações e profissional.

Considerações finais:

Lembre-se (mais uma vez) que o currículo é a sua carta de apresentação na hora de se candidatar à uma vaga, por isso é importante se certificar que o mesmo seja elaborado corretamente. Checar as informações, revisar o texto para corrigir possíveis erros de português. Observar a pontuação e verificar se está tudo de acordo antes de distribuir o mesmo.

Currículo pronto? Então boa sorte!

Comentários

comentários