Emprego. Como encontrar um bom trabalho!

995
0
COMPARTILHAR
Emprego
Emprego

Em tempos de crise politica e econômica um termo que causa cada vez mais medo é a palavra desemprego. E não é por menos, somente no Brasil, segundo o IBGE, nos últimos meses o desemprego atingiu a marca dos 12 milhões de pessoas. Não é de se estranhar então que a pergunta mais frequente para muitas pessoas seja “como achar um bom emprego”?



Pensando nisso separamos aqui algumas dicas que podem te ajudar a ter mais sucesso na hora de se candidatar à uma vaga no mercado de trabalho. Confira abaixo:

curriculo

1 – Prepare um bom currículo

Antes de sair procurando um emprego é preciso estar bem preparado e – principalmente – ter um currículo bem elaborado em mãos.

Como o currículo é o principal meio pelo qual você pode se apresentar profissionalmente é muito importante que a sua elaboração seja feita com muita atenção e seriedade.

Algumas dicas que podem te ajudar a preparar um bom currículo. Formatar de maneira simples e organizada, ser claro nas informações, listar as experiências profissionais mais recentes e suas qualificações, ser honesto e objetivo em todos os dados citados e por último, e não menos importante, revisar todo o conteúdo antes imprimir ou enviar por e-mail.

procurar

2 – Saiba onde procurar.

Quem precisa de um emprego pode, e deve, aproveitar todas e quaisquer oportunidadesde vagas que surgirem no mercado. Porém, é necessário saber que um certo direcionamento na hora de achar um emprego também pode ser de grande ajuda.

Ou seja, é necessário saber em qual local procurar. Para isso nada melhor do que uma boa “pesquisa de mercado”. Isso para conseguir identificar em quais locais você pode ter mais sucesso em sua procura.

Então, ficar atento aos anúncios dos classificados e aos processos seletivos que são abertos por agencias e empresas é fundamental.

Outra dica é aproveitar o período que antecede as festas de fim de ano para se candidatar às vagas temporárias. Elas sempre surgem nessa época e podem ser uma certeza a mais na hora de conseguir a tua vaga.


empregos-1

3 – Qualificação é importante para conseguir um bom emprego.

Uma outra forma de direcionamento na hora de achar um emprego, a qualificação também é muito importante. Ela define qual profissional está apto para ocupar tal cargo. E todos sabemos que os profissionais mais bem qualificados tem, no mínimo, o dobro de chance de conseguir uma vaga de emprego do que aqueles que não possuem qualificações.

E quando dizemos qualificações estamos falando de habilidades técnicas e profissionais que permitem que tal pessoa se enquadre melhor em determinada área.

Por isso buscar sempre melhorar suas qualificação é uma excelente forma de melhorar suas condições  e oportunidades de conseguir uma vaga.

Buscar se informar sempre sobre as novidades da tua área de atuação é muito importante também. Um profissional que esteja atualizado sobre as tendências do mercado e saiba trabalhar com o novo. Pode até mesmo levar essas novidades para a empresa na qual trabalha. É um profissional melhor qualificado para o mercado de trabalho.

aparencia

4 – Aparência e postura.

Mesmo com um currículo impecável e com todas as qualificações do mundo, existem alguns fatores que podem influenciar e muito – tanto negativamente, quanto positivamente – na hora de te ajudar a conseguir um emprego: aparência e postura.

Esses dois fatores, principalmente na hora das entrevistas e processos seletivos, podem te levar para a próxima fase ou te eliminar da competição (pela vaga) na hora.

Cabelos cortados e penteados, roupas limpas e que estejam de acordo com ocasião, postura séria, um linguajar apropriado e principalmente uma boa educação contribuem para forma a imagem de um bom profissional.

E não é preciso ser a pessoa mais bem instruída do mundo para se prestar atenção à esses dois itens. Uma boa apresentação é essencial para quem deseja conseguir uma vaga.



persistência

5 – Persistência

Se você já segue todas as dicas acima e ainda não conseguiu uma colocação no mercado de trabalho, não desanime. A nossa dica mais importante é: persista.

Em tempos em que achar um emprego pode parecer cada vez mais difícil, a persistência – somada com as dicas já citadas e outras – é a chave principal para que você possa ser bem sucedido em sua busca.

A persistência é também a chave para manter o bom ânimo, outro fator importante em sua busca. Seja otimista, isso te permite encarar as dificuldades da procura sem pensar em desanimar. E nada de fazer tudo de um jeito “meia-boca”, isso não vai mostrar o bom profissional que você se propõe a ser.

Então, lembre-se: na hora de achar um emprego a persistência e o otimismo são mais do que essenciais.

Sabe de alguma outra dica sobre como achar um emprego? Conte nos comentários e ajude aqueles que estão à procura de uma vaga no mercado de trabalho.

Comentários

comentários